Centro Social

«A acção social da Igreja faz parte da vida e da missão de todos os baptizados unidos a Cristo Cabeça, mantêm-se com os Sacramentos, exercita-se a partir das Virtudes Teologais».
A Paróquia do Candal, através do seu Centro Social, procura exercer, de forma organizada, a caridade.

O Centro é...

O Centro Social Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, na forma de fundação de solidariedade social, de ereção canónica, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, com sede na Rua Eça de Queirós, 34, Freguesia de Santa Marinha e Concelho de Vila Nova de Gaia, com mais de 75 anos ao serviço dos cidadãos.

Os primeiros Estatutos foram aprovados em 19 de Fevereiro de 1998.

A partir desta data, o Centro integra o Colégio-Creche de Nossa Senhora da Bonança, que é titular do alvará n.º 111, de 24 de Maio de 1935 e reconhecido com carácter de Instituição de Beneficência por despacho ministerial de 24 de Maio de 1935.

A Fábrica da Igreja Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal, proprietária das instalações onde funciona o Colégio-Creche, o Centro Paroquial e o Lar Padre Alves Correia, cedeu graciosamente ao Centro, conforme acordo entre as partes, as instalações para que este possa concretizar os seus objectivos. O mesmo acontecendo com a Fábrica da Igreja Paroquial da Madalena, para as instalações da Creche da Madalena, desde 1 de Setembro de 2009 e com o Município de Vila Nova de Gaia, para as instalações da Creche da Afurada, desde o dia 30 de Junho de 2012.

Qual é a nossa Missão?

Trabalhamos para a promoção integral de crianças e idosos respondendo às suas necessidades e expectativas, contribuindo para o integral desenvolvimento humano, social, cultural, espiritual e religioso dos que lhe estão confiados.

Que respostas damos?

Nas respostas e serviços para a Infância:
promover um ensino de qualidade como garante do sucesso escolar e realização pessoal, formando bons alunos, responsáveis, respeitadores, fraternos, alegres e leais, conscientes da sua dignidade e da dignidade do outro através de uma educação centrada nos valores do Evangelho como caminho para a plenitude de cada aluno enquanto Ser Humano.

Nas respostas para a população idosa:
prestar apoio aos cidadãos na velhice e invalidez em ordem à sua promoção integral enquanto Seres Humanos e cidadãos, baseado na solidariedade e justiça garantindo a sua segurança e bem estar.

A nossa Visão:

O Centro Social Paroquial quer continuar a ser uma Instituição de referência na qualidade da educação aos nossos alunos e na prestação de serviços de apoio social a todos os que nos são confiados, qualificando e diversificando as respostas sociais através de políticas e estratégias inovadoras, e de acordo com os valores enquanto pilares da Instituição, adequando sempre que possível estas respostas às necessidades do meio em que estamos integrados.

Trabalhamos segundo estes valores:

O Centro Social Paroquial desenvolve o seu trabalho com sentido de responsabilidade e exigência assente na solidariedade e no amor, na igualdade, na lealdade e na proximidade baseado nos valores cristãos.

Respostas Sociais e Serviços Prestados

Para a realização dos seus objetivos, o Centro criou e propõe-se manter as seguintes atividades:

• Creche
  • Pré-Escolar
  • 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Lar para Idosos
  • Centro de Dia
  • Serviço de Apoio Domiciliário

Tendo em conta o n.º 2 do art. 1, o Centro propõe-se apoiar, como actividade complementar, os utentes e suas famílias na frequência do 1.º ciclo do ensino básico.

Para isso, e de acordo com o alvará, tem a funcionar 12 turmas do 1.º Ciclo do ensino básico, sendo que cada ano é constituído por três turmas até ao máximo de 24 alunos por sala.

Para ajudar as famílias e os alunos, o Centro tem a funcionar o ADE - Apoio e Desenvolvimento Educacional que é uma proposta de acompanhamento para os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. Este apoio engloba horário alargado, transporte, refeições, estudo, atividades, recreio, vigora durante todo o tempo de abertura do Centro, assegurando as interrupções letivas do Natal, Carnaval, Páscoa e o período das férias grandes.

Na medida em que a prática o aconselhe e os meios disponíveis permitam, o Centro poderá exercer outras atividades culturais, educativas, recreativas, de assistência e de saúde, de apoio às crianças, jovens, adultos e idosos.