Centro Social » Terceira Idade - Perguntas Frequentes

Como e onde posso fazer a inscrição?

As inscrições dos candidatos para qualquer das respostas sociais são feitas nas instalações do Lar, após marcação de atendimento com a técnica de Serviço Social, e a entrega dos seguintes documentos:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade;
  • Fotocópia do Número de Identificação Fiscal;
  • Declaração médica atestando o estado de saúde;
  • Comprovativo de rendimentos ou declaração de IRS;
  • Comprovativo das despesas na aquisição de medicação;
  • Comprovativo do valor da renda de casa ou do valor da prestação mensal devida pela aquisição de casa própria;
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e NIF do familiar responsável.

E se o Idoso não se adaptar?

A admissão do utente será sempre condicionada ao período experimental de 30 dias. Se durante este período, o Utente não se adaptar, deverá ser realizada uma avaliação do Programa Inicial de Acolhimento, identificando-se os indicadores que levaram à inadaptação, procurando superá-los. Se a situação persistir, é dada a possibilidade ao Utente de rescindir o contrato de prestação de serviços.

Em que consiste o contrato de prestação de serviços?

Após a admissão do Utente, é estabelecido um contrato escrito entre a Instituição e o Utente. No contrato, são discriminados todos os direitos e deveres inerentes à prestação do serviço contratualizado, reflectindo as expectativas de ambas as partes. O contrato será assinado pelo representante da Instituição, pelo Utente e/ ou pessoa responsável.

Os serviços prestados são pagos pelos utentes?

Os serviços prestados pelas diferentes respostas sociais, serão obrigatoriamente comparticipados pelos Utentes ou pelas suas famílias, segundo a tabela decidida pela Direcção, e elaborada em conformidade com a Orientação Normativa – Circular Normativa n.º 3 de 02/05/1997 da DGAS.

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