Centro Social » Lar

Quem somos

O Lar Padre Alves Correia centraliza todo o apoio à «Terceira Idade», nas instalações sitas na Rua Consiglieri Pedroso, n.º 872.

A inauguração do Lar aconteceu no dia 08 de Dezembro de 2000 com a presença de D. Armindo Lopes Coelho e do Sr. Padre Alves Correia.

Os primeiros Utentes foram integrados em 02 de Fevereiro de 2001. O Lar Padre Alves Correia (parte integrante do Centro Social PISVC do Candal, criado em 19.02.1998) tem acordos de cooperação com o Centro Regional de Segurança Social para as valências de Apoio aos Idosos.

O Lar possui ao dispor dos Utentes uma equipa multidisciplinar constituída por Médico, Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista, Enfermeiras e Fisioterapeuta.

O restante pessoal é constituído por Administrativos, Encarregadas de Pessoal, Motorista, Animadora, Ajudantes de Acção Directa, Ajudantes de Domicilio, Cozinheiras, Empregadas de Refeitório, Lavadeiras, Costureira e Trabalhadoras Auxiliares. Há ainda o acompanhamento espiritual do Capelão do Lar, o Sr. Padre Saraiva.

Os idosos residentes no Lar e os utentes do Centro de Dia vêem os seus dias preenchidos com algumas actividades: a celebração diária da Eucaristia, as “actividades, conversas e confidências” com a Psicóloga a actividade física com a fisioterapeuta, os jogos de mesa…Actividades anuais “obrigatórias”: praia todas as manhãs no mês de Julho, visita ao Santuário de Fátima e Exposição/Venda de Natal com trabalhos elaborados pelos idosos.

Há um intercâmbio intergeracional com as crianças do Jardim-de-infância e do 1.º Ciclo do Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança.

As crianças fazem actividades e visitas com frequência aos idosos, que também participam no seu dia-a-dia no Colégio. Existe ainda um grupo de trabalho com outras instituições com valências para idosos da freguesia de Santa Marinha, que proporciona aos idosos, para além do intercâmbio entre si, várias actividades de interesse cultural e recreativo durante todo o ano. Neste âmbito já se realizaram várias actividades: Visita a Tomar e ao Castelo de Almourol, Visita ao Palácio dos Duques em Guimarães, Bailes de Carnaval, Sardinhadas no S. Pedro, Magustos, Visita à Feira de Barcelos, Tardes de Teatro e Fado, Visita às Pedras Salgadas, entre muitas outras actividades…

Algumas informações

  • Horário de Funcionamento da Secretaria do Lar: de 2.ª a 6.ª das 9h às 12h e das 14h às 18h
  • Horário de Atendimento da Técnica de Serviço Social: terças e quintas-feiras entre as 10h e as 12h (com marcação prévia)
  • Visitas aos idosos residentes de 3.ª a Domingo das 16h30m às 18h.

Newsletter

Receba as novidades da Paróquia do Candal no sua caixa de correio. Indique o seu email aqui:

Partilha

todas as partilhas »