Paróquia » Conselho Pastoral Paroquial

«O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é o organismo que, em comunhão com a Igreja diocesana, tenta realizar a unidade dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos a assumir a responsabilidade da missão da Igreja no âmbito da comunidade paroquial.

Compete ao Conselho Pastoral estudar tudo o que se refere ao trabalho pastoral, apreciá-lo e tirar as conclusões práticas, com o fim de promover a conformidade de vida e actos do Povo de Deus com o Evangelho” (E.S.I., n.º 16, pág. 1).

O CPP não é mais uma estrutura, mas um instrumento básico para viver e para obter a convergência, complementaridade e integração de todas as forças evangelizadoras da paróquias. Pode ser também o grande meio para educar e conduzir à participação corresponsável dos crentes. O CPP tem de ser a expressão do crescimento e maturidade eclesial da comunidade.»

(Joan Bastard Comas, O Conselho Pastoral Paroquial – Como dinamizar uma paróquia, Gráfica de Coimbra, 1990, 43).