3 de dezembro - 1º Domingo Advento

02-12-2023 :: ::

download1274Leia: Mc 13, 33-37 - “O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!”

Começamos hoje o tempo da espera. Começa com um desejo grande de acolher a luz de Deus. Jesus aponta o estilo para viver bem este tempo. Estar atentos, para distinguir o que te faz crescer daquilo que te atrofia. Ter o coração de portas abertas para acolher Jesus, mesmo se Ele te aparece como alguém que te pede um sorriso, como alguém que te traz uma mensagem desafiante, mas libertadora.

Deus da luz e da esperança que não esmorece…

mantém-me vigilante na fé,

numa fé que enche a vida.

E quando a minha fé se tornar frágil, fortalece-me.

E quando a minha fé se amedrontar, dá-me coragem.

e quando a luz da fé se apagar,

dá-me testemunhas luminosas.

E quando a fé dos outros vacilar,

ajuda-me a ser uma luz nos seus dias escuros.

2 de dezembro - sábado da 34ª Semana do Tempo Comum

01-12-2023 :: ::

download1273Leia: Lc 21, 34-36 - “Vigiai e orai em todo o tempo.”

Jesus conclui com um apelo à vigilância. A parábola do semeador adverte-nos sobre aquela semente que não pode dar frutos porque, caindo entre as silvas, os cuidados da vida e a sedução do conforto sufocam-na e ela fica estéril. O conselho de Jesus é claro: “Estai sempre vigilantes, pedindo auxílio”, para nos mantermos de pé perante o Filho do Homem que vem tomar posse do Reino do seu Pai, Deus. Não é uma ameaça, mas uma promessa de salvação.

Demos graças a Deus pelo ano cristão que nos deu para celebrar

e rezemos pedindo força para perseverar até ao fim

enquanto aguardamos a gloriosa vinda

do nosso Salvador Jesus Cristo.

1 de dezembro - 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

30-11-2023 :: ::

images359Leia: Lc 21, 29-33 - “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.”

A figueira avisa-nos da aproximação do verão, tal como a amendoeira é a sentinela que nos avisa da chegada da primavera. Do mesmo modo, as coisas que Jesus foi mencionando ao longo do seu discurso (as desgraças do mundo e da história humana, o sofrimento da humanidade, a perseguição dos cristãos, a destruição do Templo e a sua substituição pelo corpo de Cristo Ressuscitado) não são senão sinais e vestígios da precaridade do mundo atual e da chegada iminente dos novos céus e da nova terra do Reino de Deus. Um Reino que está a chegar e que se oferece a cada geração humana, incluindo a nossa; basta ter os olhos da fé bem abertos para nos precavermos disso.

Que eu tenha os olhos bem abertos

para reconhecer o Reino de Deus.

30 de novembro - Santo André, Apóstolo

29-11-2023 :: ::

images358Leia: Mt 4, 18-22 - “Seguiram-n’O.”

André era originário de Betsaida, a poucos quilómetros de Cafarnaum, junto ao lago da Galileia. Foi primeiro discípulo de João Batista, de quem ouviu o anúncio sobre Jesus como o Cordeiro de Deus. Quis conhecer Jesus de perto, ver onde vivia e ficar em sua casa. Mais tarde, convenceu o seu irmãos Simão a encontrar-se com Aquele a quem definiu como Messias. Jesus escolheu-o para fazer parte do grupo apostólico dos Doze, e ele, juntamente com Simão e com os filhos de Zebedeu, João e Tiago, deixou as redes junto ao lago e seguiu Jesus.

Que também eu, com a mesma disponibilidade dos apóstolos,

quero falar de Jesus ao mundo

para que este possa receber a mensagem do Evangelho

e abrir-se à fé em Cristo Salvador.

29 de novembro - 4ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

29-11-2023 :: ::

download1272Leia: Lc 21, 12-19 - “Tereis ocasião de dar testemunho.”

O próprio Jesus sofreu a perseguição e a morte de cruz. Este é também o destino do discípulo. Para Jesus a perseguição não é uma desgraça; é uma oportunidade para dar testemunho com uma eloquência que ninguém pode contradizer: a eloquência de uma vida entregue por amor. Face à perseguição, exige-se a confiança, pois nem um só cabelo da cabeça será perdido. Esta confiança gera perseverança: “pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”, pois contamos com a promessa do Ressuscitado.

Jesus,

dá-me a força necessária

para a minha vida ser testemunho de Ti.

28 de novembro - 3ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

27-11-2023 :: ::

download1271Leia: Lc 21, 5-11 - “Não ficará pedra sobre pedra.”

Neste fragmento, Jesus prevê a destruição  do Templo de pedra e o aparecimento dos sinais prévios que anunciam estes factos: os falsos profetas, a guerra, os terramotos, a fome e as pestes. Todas as convulsões e desgraças do mundo atual não são senão expressão da sua precaridade e, por isso,  da sua chamada à dissolução. O Templo de pedra já foi substituído pelo Tempo eclesial do Corpo  Ressuscitado de Jesus Cristo, não feito por mãos humanas. Por isso esperamos aquele mundo novo e definitivo inaugurado ma Ressurreição de Cristo, que é o nosso verdadeiro Senhor, o Senhor de toda a história humana.

Que na minha vida,

nos meus gestos,

esteja presente que Jesus Cristo

é o Verdadeiro Senhor.

27 de novembro - 2ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

27-11-2023 :: ::

download1270Leia: Lc 21, 1-4 - Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.”

Nesta última semana do ano litúrgico, a viúva anónima é-nos apresentada como um exemplo de vida cristã. Na sua necessidade, ela deita tudo o que tinha para viver: dá tudo a Deus. ao fazê-lo, ela torna-se um exemplo de generosidade, mas também, e acima de tudo, um exemplo de confiança nas mãos de Deus. Põe toda a sua vida nas mãos da Providência misericordiosa de Deus, sem se preocupar com o amanhã. ao olharmos para o passar do tempo e para o fim de todas as coisas, também no fim da nossa própria vida, ponhamos tudo generosamente nas mãos de Deus, que é o Senhor de tudo o que existe.

Que eu tenha a coragem

de me abandonar a Deus,

de Lhe dar Tudo na minha vida.

26 de novembro - Jesus Cristo, Rei do Universo

26-11-2023 :: ::

images357Leia: Mt 25, 31-46 - “Benditos de meu Pai.”

No Evangelho de S. João, o próprio Jesus se apresenta como o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas e reúne-as a todas num único rebanho. Neste contexto, a figura do pastor desta parábola já nos remete para o próprio Deus ou para o seu enviado Jesus Cristo. Aqui a ação do pastor é a de reunir a humanidade, tal como os pastores, no fim do dia, separam as ovelhas das cabras para passarem a noite no aprisco. As pessoas são separadas em dois grupos, de acordo com o seu comportamento para com os seus semelhantes nas suas necessidades: para com os que padecem fome e sede, para com os forasteiros, para com os que necessitam de vestuário e abrigo, para com os doentes e os presos. Porque Deus e Jesus Cristo identificam-se com os mais indefesos, por isso a nossa atitude para com eles exprime realmente a nossa atitude para com Deus.

A medida da fé é o amor.

Que eu saiba amar o meu irmão, sempre!

25 de novembro - sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

24-11-2023 :: ::

download1269Leia: Lc 20, 27-40 - “Não é um Deus de mortos, mas de vivos.”

Os saduceus, a classe dirigente de Jerusalém, são os primeiros a pôr à prova o Mestre que veio da Galileia para a Páscoa. Não aceitam a Ressurreição dos mortos porque não está explícita na Torá, e apresentam a Jesus um exemplo ridículo para fazer troça d’Ele e de quantos acreditam na Ressurreição. Jesus responde-lhes citando a Torá, em particular o Êxodo, onde Deus é apresentado como o Deus dos patriarcas. Os patriarcas de Israel já estão mortos para nós, mas para Deus estão todos vivos, numa existência como a Sua, que vai para lá do tempo e do espaço deste mundo.

Que na minha vida

os meus gestos e atitudes

mostrem que Deus é um Deus de vivos!

24 de novembro - 6ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum

23-11-2023 :: ::

download1268Leia: Lc 19, 45-48 - “Covil de ladrões.”

S. Lucas narra-nos a expulsão dos vendilhões do Templo depois das lágrimas de Jesus e das suas palavras proféticas que líamos ontem. Desta forma, a expulsão dos vendilhões faz parte da profecia de Jesus sobre a infidelidade do povo. A cidade mostrou-se surda e cega às palavras e gestos de Jesus e acabou por transformar o Templo num antro de salteadores em vez de o reverenciar como Casa de Deus e Casa de oração. Jesus reage de forma drástica. Contrasta a atitude dos sacerdotes, escribas e anciãos do povo que tentam livrar-se de Jesus, com a do povo simples que O escuta com agrado e se mostra atento aos seus sentimentos.

Que eu saiba acolher Jesus e as suas palavras na minha vida

e cuide e venere a Sua Casa!

23 de novembro - 5ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum

22-11-2023 :: ::

download1267Leia: Lc 19, 41-44 - “Está escondida a teus olhos.”

Já estamos às portas de Jerusalém, onde se cumprirá a hora de Jesus, do Monte das Oliveiras, que é a última etapa subindo de Jericó. Ali perto fica também a pequena cidade de Betânia, onde vivem os amigos de Jesus. Jesus chora sobre Jerusalém, tal como havia chorado pelo seu amigo Lázaro. E chora porque a cidade não é capaz de compreender o que conduz à paz, que é a pregação de Jesus. Também nós somos chamados a ouvir diligentemente o apelo que Deus nos dirige nas palavras de Jesus, sem esquecer que a infidelidade e o desleixo não são indiferentes diante de Deus.

Que eu consiga compreender

que é a Palavra de Jesus

que me conduz à paz!

22 de novembro - Santa Cecília

22-11-2023 :: ::

download1266Leia: Lc 19, 11-28 - “Fazei-as render, até que eu volte.”

Jesus propõe-nos o exemplo dos servos que têm de gerir os bens do seu Senhor enquanto ele está fora numa longa ausência. O senhor da parábola é um homem muito confiante, mas muito exigente e implacável. É muito confiante porque não tem escrúpulos em deixar  os seus bens nas mãos dos criados. É muito exigente porque “reclama o que não emprestou e colhe o que não semeou”; não se contenta com o mínimo, exige o máximo.

Que eu saiba corresponder

à confiança e exigência

que o Senhor me pede!