20 de novembro - 2ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum

publicado em 19-11-2023

download1264Leia: Lc 18, 35-43 - “Tem piedade de mim.”

Jesus aproximava-se de Jericó, a última etapa da sua viagem através do Vale do Jordão, antes de iniciar a subida para Jerusalém, nas montanhas. Um homem cego estava à beira do caminho a pedir esmola para poder sobreviver. Ante a fama que precede Jesus, começa a gritar; “Jesus, Filho de David, tem piedade de mim.” O grito do cego fez Jesus parar a sua marcha e, em vez de se aproximar do local onde o cego estava, manda trazê-lo à sua presença: desta forma, o cego passa de estar sentado à beira do caminho a pôr-se de pé em frente a Jesus, no meio do caminho. E perante o pedido do cego e a fé que manifestava, Jesus recupera-lhe a visão. Além disso, o cego, já restabelecido, converte-se em seguidor de Jesus.

Que eu também não tenho medo de gritar por Jesus,

para que me cure da minha cegueira

que não me deixa ver os irmãos

com o olhar da ternura e do amor.