Paróquia » Catequese e Catequistas

Catequese

A catequese, como expressão da doutrina e prática cristã, constitui um importante meio “para que a fé dos fiéis, graças à instrução doutrinal e à experiência da vida cristã, se torne viva, explícita e operosa” (CIC 773). O conteúdo essencial da catequese compreende “o que um cristão deve saber, crer e praticar” para alcançar a salvação, a vida eterna, ou seja: as verdades da fé, os mandamentos, os sacramentos e as virtudes, que configuram a vida cristã.

Quem deve frequentar a catequese?

De modo peculiar, e tendo em atenção as normas dadas pelo Bispo diocesano, o pároco procure: (CIC 777)

• 1.º que se ministre uma catequese apropriada, para a celebração dos sacramentos;
  • 2.º que as crianças, graças à formação catequética ministrada durante o tempo conveniente, se preparem devidamente para a primeira recepção dos sacramentos da penitencia e da santíssima Eucaristia, e bem assim para o sacramento da confirmação;
  • 3.º que as mesmas, depois de feita a primeira comunhão, recebam uma formação catequética mais rica e aprofundada;
  • 4.º que a instrução catequética, na medida em que a sua condição o permita, seja também ministrada aos deficientes do corpo ou do espírito;
  • 5.º que a fé dos jovens e dos adultos seja preservada, esclarecida e desenvolvida por formas e iniciativas várias.

Quem deve fazer catequese?

«O pároco, em razão do ofício, tem obrigação de procurar a formação catequética dos adultos, dos jovens e das crianças; para tanto solicite a colaboração dos clérigos adscritos à paróquia, dos membros dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, tendo em consideração a índole de cada instituto, e ainda dos fiéis leigos, principalmente dos catequistas; todos estes não se recusem a prestar de boa vontade a sua cooperação, a não ser que estejam legitimamente impedidos. Promova e fomente o papel dos pais na catequese familiar, a que se refere o cân. 774 2.» (CIC 776)

Catequistas

Na nossa Paróquia são estes os nossos catequistas:

1.º Ano

Alberto Fernandes, Alice Pinto, Amélia Pinto, Ana Catarina Almeida, Ana Pinto, Ana Sofia Sousa, Fábio Oliveira, Hugo Barros, Isabel Moreira, Jorge Miguel Taveira, Maria Fátima Almeida, Maria Margarida, Mariana Ferreira, Ricardo Barbosa, Sónia Macedo e Tiago Queirós.

2.º Ano

Ilda Correia, Albino Vieira, Ana Isabel Martins, Anabela Chaves, Cassilda Maia, Cátia Oliveira, Daniel Neves, Liliana Gonçalves, Liliana Raposo, Marlene Lima, Mónica Mariz, Pedro Pereira e Raquel Marques.

3.º Ano

Maria Eugénia Rodrigues, Ana Maria Rocha, Carla Ferreira, Carlos Palhares, Cristiana Silva, Cristiano Capela, Cristina Palhares, Fátima Carvalho, Luísa Neves, Maria do Rosário, Maria Fátima Carneiro, Maria Teresa Cunha, Nelson Lopes, Ricardo Pinto, Susana Carvalho e Susana Silva.

4.º Ano

Filomena Oliveira, Altino Maia, Diogo Pereira, Evaristo Lopes, Filipa Sobral, Irene Oliveira, Maria Joana Dória, Maria Lurdes Maia e Mariana Rodrigues.

5.º Ano

Paula Teixeira, Carla Leite, Joana Matos e Paula Martins

6.º Ano

Maria Esmeralda Miguel, Cármen Mota, Diogo Rodrigues, Ivo Oliveira e Tiago Marques.

7.º Ano

Tiago Martins, Abílio Leite e Miguel Ferreira.

8.º Ano

Quitéria Rodrigues e Eduardo Morais.

9.º Ano

Sandra Miranda e Maria Helena Ferreira.

10.º Ano

Elisa Rodrigues e António de Almeida.